TOKUSATSUS NA CUECA!!!

Um dia cinco crianças foram raptadas da Terra Levadas para os confins do universo. E após vinte anos Comando Estelar Flashman!“.

Para a galerinha mais nova, essa frase pode parecer boba ou piegas, mas pra quem nasceu ou viveu nos anos 70, 80 e 90 sabe o que ela representava (ou representa), era emocionante ligar a TV na extinta Rede Manchete e poder assistir não só Flashman, mas também Changeman, Jaspion, Jiraiya, Kamen Rider Black e RX, Cybercop, Jiban, Lion Man, Spielvan, entre outros.

 

De acordo com a Wikipédia(!?!), o termo Tokusatsu é uma abreviatura da expressão japonesa “tokushu satsuei” traduzida como “filme de efeitos especiais“. Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais. Atualmente, tornou-se sinónimo de filmes ou séries live-action de super-herois produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando varias técnicas como pirotecnia, computação grafica, modelismo, entre outras.

Mas na época em que ficamos conhecendo, era simplesmente ”Heróis Japoneses”, e essa galerinha de collant colorido, ou armaduras espaciais, dando piruetas e arrebentando a fuça de monstros cada vez mais bizarros, enquanto faziam poses de ataques seguidas de explosões de fogos de artifício coloridos, conquistou o Brasil.

A Rede Manchete não foi a pioneira a trazer ao Brasil esse tipo de entretenimento, antes dela o primeiro herói japonês conhecido que passou em terras tupiniquins foi National Kid (ou no original Nashônaru Kiddo), foi exibido de 1964 até início dos anos 1970 pelas TVs Rio, Record eGlobo.

Na década de 1970 quem fez sucesso foram os seriados da família Ultra, exibidos principalmente dentro do programa do Capitão Aza na extinta TV Tupi.

Mas ai nos já antigos (mas nunca esquecidos) anos 80, vieram o q seria o BUM dos Heróis Japonêses.

Nessa época chegava à televisão brasileira novas séries, como Jaspion e Changeman. Nessa década essas novas séries obtiveram um enorme sucesso, gerando uma explosão do gênero de Heróis  Japoneses no Brasil, abrindo as portas do mercado para a vinda de novas séries e a venda de produtos e brinquedos. Por conta disso, a segunda metade dos anos 80 e a primeira metade dos anos 90 foram marcadas por essa “onda” da cultura japonesa na televisão.

Num próximo post eu faço um resumo do que (pra mim, pois sou eu quem esta escrevendo essa “budega”) foram os melhores Tokusatsus que passaram nessa época aqui, na terrinha do Saci…

“Now, I‘m going Back To The Future”

@benatogomes

Anúncios

Um comentário sobre “TOKUSATSUS NA CUECA!!!

Pipoca aí, pode escrever!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s