Vamos Ver Um Fan Film?

Você sabe o que é um Fan Film?

NÃO?

Pois tenha calma pequeno gafanhoto, eu explico.

Fan films são produções independentes relacionadas a uma obra existente para homenagear seu filme, HQ, livro preferido, ou apenas expor uma versão idealizada do mesmo, criado por fãs. Geralmente é feito sem um orçamento gigante, as vezes sem dinheiro nenhum. Hoje um fan film pode ser considerado como uma mídia que ganha cada vez mais espaço na internet e como uma forma de um artista se expressar e criar filmes por gostarem e não por fins lucrativos.

Os fans films começaram a surgir nas décadas de 1960 e 1970, mas foi com a internet que ganhou o mundo. A maioria dessas pequenas produções eram diretamente ligadas ao universo Sci-Fi, como Star Wars e Star Trek, é o caso de “Star Wreck: In the Pirkinning”, uma mistura de Star Trek e Battlestar Galactica produzida na Finlandia e ficou muito famosa por ter mais de 4 milhões de downloads. Apesar de ser uma parodia, com algumas piadinhas meio Zorra Total, mas é bacana.

Aqui esta o filme completo, infelizmente não achei com legenda em português, mas esse ta com legenda em inglês. Melhor que nada né?

Um fan filme muito bacana, e dos mais antigos é “Troops”, uma parodia do antigo programa COPS, onde é mostrado o dia a dia dos Stormtroopers no planeta Tatooine, lidando com problemas domésticos e com droids roubados.

Mas nem todo fan film é um longa, a maioria é de média ou curta duração, muitos nem chegam a 20 minutos. Além disso, existem muitos fan films feito sem muito recurso, usando pouco, ou nenhum efeito especial. É o caso de “Ryan VS Dorkman”, onde dois jovens se enfrentam numa batalha de sabre-de-luz, essa é considerada por muitos fãs a melhor coreografia de um combate desses já filmado.

Além desses baseados em ficção cientifica, tiveram alguns inspirados em super heróis, como o caso de “Batman Dead End”, idealizado e dirigido por Sandy Collora, um designer gráfico de Hollywood. O orçamento foi muito baixo, alguns amigos chegaram a ajudar financeiramente para que o projeto desse certo. Ele criou um crossover entre Batman, Predador e Alien, o que acabou se tornando por muito tempo a melhor adaptação em vídeo do homem morcego, alem de mostrar que com pouca grana e muita criatividade, pode ser feito um filme de super heróis bom.

O próprio Collora chegou a fazer ainda um trailer chamado “Os Melhores do Mundo”, onde Batman e Superman se juntam para enfrentar Lex Luthor e o Duas Caras. Muitas vezes esses “fãs” criam o que seria apenas um trailer.

Outro crossover muito bacana foi “Batman VS Wolverine”, criado por um pessoal especialista em fans films, que já fizeram até uma batalha entre “Darth Vader e Gandalf” (!?!).

Um dos mais famosos fan film criados foi “The Lobo – Paramilitary Christmas Special”, que já foi comentado AQUI no blog.

Ainda na parte de super heróis, posso citar um que foi criado pelo ator Thomas Jane, que viveu o personagem no filme O Justiceiro de 2004. Thomas, não ficando contente com o resultado do filme, e ainda sendo um fã do personagem, resolveu juntar alguns amigos e criar sua versão, chamada “Dirty Laundry”.

Existem outros, também bem feitos,  com personagens dos quadrinhos, como é o caso de “Grayson”, nele Robin parte atrás de vingança, depois q o Batman foi tragicamente assassinado por seus inimigos.

Mas um dos meus preferidos é “Naruto Shippuden: Dreamers Figth”, é incrível o que o pessoal da produtora Thousand Pounds criou. Aqui é mostrado um treinamento em que Naruto combate Rock Lee. As coreografias, os efeitos e até mesmo os atores, ficaram realmente fantásticos.

Falando em animações, teve um fan film que ficou muito famoso à alguns anos, mas nesse caso foi um trabalho de montagem, onde pegaram vários filmes, misturaram e usaram bastante Photoshop para criar um trailer do que seria o filme dos “Thundercats”.

Tiveram também versões para jogos de videogame, como é o caso desse sensacional trailer do que seria o filme “Super Mario Bros”.

Outro muito bem feito, mas que dessa vez foi uma pegadinha do pessoal da IGN, para o 1º de Abril, foi a adaptação do clássico game “Legend of Zelda”.

Para terminar, recentemente saiu o que seria o trailer de “Capitão Planeta – O Filme”. Bom nem sei muito o que falar disso, mas vale a pena conferir (ou não!!!), podiam pelo menos melhorar o poder do brasileiro Ma-Ti, que é o poder do Coração, ele bem que podia sei lá, fazer as pessoas sofrerem um infarto, pelo menos ai sim seu poder faria sentido. Alias, um filme desse personagem poderia dar certo (“poderia”, se melhorarem esse capitão ai) , hoje em dia tem se falado muito em sustentabilidade, problemas com o meio-ambiente, poluição, além de estar na moda filmes de super heróis, ainda mais com personagens do anos 80.

Bom, por hora é só. Caso alguém tenha gostado dessas pequenas produções, não é difícil achar alguma coisa boa, é só dar uma boa procurada no YouTube que tenho certeza que não vai faltar Fan Film para conferir.

Menção honrosa para “Chapulin”, nem vou comentar, confira ai.

@benatogomes

Anúncios

Pipoca aí, pode escrever!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s