Uma voz em defesa da DC? Ou “A Coca poderia ganhar da Pepsi mas só concorre com a Tubaína!”

E venho eu novamente navegar contra a correnteza “nerdiana”… Nos últimos anos (meses, semanas, dias), nós amantes do mundo Super Heróico ouvimos algum expert bradar: “Chupa DC”, ou “A Marvel ta ganhando de lavada”… Ou anda mais alto: “A DC nunca vai alcançar a Marvel no cinema!”. Espero não ser o único, porém sou obrigado a discordar das afirmações acima e explico: Quando os iluminados do mundo geek fazem tais afirmações eles tendem a esquecer um pequeno detalhe que faz toda a diferença, uma verdade simples e óbvia: Não existe DC no cinema. Sim meu querido leitor, esconderam isso de você. Digo isso para você que vive de olho no calendário de filmes de super heróis e pouco ou nada sabe dos mesmos. Pra você que um dia sonha em ver mais e mais heróis se aglutinando em um mesmo filme e se pergunta constantemente: “Poxa, eles misturam tantos heróis, como não tiveram a ideia de juntar o Super Homem com o Hulk ainda? Ia dar uma puta briga né?!”.

Claro que infelizmente, por hora, ficará sem essa resposta querido leitor, pois para responder tal pergunta (certamente feita por um civil), eu teria que escrever outro artigo… E já me retrato antecipadamente pelo “desrespeito respeitoso”, isso não é de forma alguma uma repreensão de minha parte, pois o não iniciado consome apenas o produto cinematográfico… Agora o nerd? O geek? Esse sabe exatamente a resposta. E por saber tal resposta é que me espanta essa proliferação incessante de frases idiotas como as acima citadas. O nerd sabe exatamente quem tem o direito de filmar qual herói, sabe muito bem qual estúdio pode fazer qual filme e a qual editora o herói pertence, sabe até a qual editora ele pertencia antes de pertencer a que pertence. E mesmo assim, mesmo em posse desse conhecimento supremo, dessa informação divina, não consegue enxergar, (ou finge que não enxerga) que a DC Comics não tem um estúdio cinematográfico. Sim querido e desavisado leitor a Marvel Comics é concorrente direta da DC Comics no ramo “quadrinístico”, mas e no cinema? Eu pergunto e já respondo: No cinema não! Categoricamente, não! Pois não existe um DC Studios! Na verdade não existe nenhum outro estúdio voltado apenas para a produção de filmes de super heróis. A Warner Bros é dona da DC Comics e responsável pelos filmes de seus personagens, porém não é voltada apenas para esse segmento, muito pelo contrário, é dona de inúmeras franquias cinematográficas de sucesso e diferente da Disney (que também tem várias franquias) não criou um estúdio com plenos poderes para manufatura de filmes baseados em sua editora de quadrinhos (desafogando a produção e ganhando rios, mares e oceanos de dinheiro). Sendo assim, qual a lógica em comparar Marvel e DC no cinema? Na verdade é impossível comparar a Marvel com a própria Marvel no cinema.

Pensa numa bosta...

Pensa numa bosta…

A Fox e a Sony que detêm e produzem filmes de personagens da Marvel não tem, digamos assim, uma “linha editorial cinematográfica” como o Marvel Studios tem, não tem um “pica-grossa-que-enche-o-rabo-de-dinheiro-só-pra-pensar-em-filmes-de-heróis-da-sua-editora”. É só olhar para fracassos e bostas retumbantes que esses estúdios costumam produzir, e mesmo quando acertam (por pura sorte na minha opinião) um filme de herói, costumam cagar-se inteiros em cronologias, continuidades, reebots, origens de personagens e o car@#$% a quatro.

... Agora pensa numa bosta e meia.

… Agora pensa numa bosta e meia.

Então lhe pergunto novamente querido nerd: Como você consegue comparar estúdios que produzem comédias, dramas, filmes para família, filmes infantis, sobre cavalos, cachorros e até de carros que andam sozinhos, com um estúdio que além de só produzir filmes de heróis, produzem filmes de heróis da mesma editora e ainda achar brilhante eles interligarem os filmes? (Como “séssaporra” fosse neurociência ou astrofísica).

Amigo nerd e público civil em geral, convoco-os para um chamado: Paremos com essas comparações intelectualmente desonestas, pelo menos até  o Marvel Studios ter de volta os direitos de todos os seus personagens (o que pela quantidade de coliformes fecais produzidos pela Sony e pela Fox não deve demorar muito, inclusive já começou com o Homem Aranha) e a Warner Bros ter a lucidez de criar o DC Studios, para vermos assim como nas HQs, as duas editoras concorrendo em pé de igualdade e nos mesmos termos. Até lá proponho algumas comparações mais adequadas a real situação: Comparemos filmes de heróis separadamente, como obras únicas e ou trilogias como por exemplo Batman e Homem de Ferro. Agora caso tenham uma necessidade patológica de comparar estúdios de cinema, por favor seja justo, compare filmes de heróis feitos por estúdios dedicados a todo tipo de filmes. E se ainda assim você sentir-se órfão por não ter como encaixar o Marvel Studios por ele trabalhar com um segmento exclusivo (o de super heróis, caso tenha esquecido) pode compará-lo com estúdios também de segmentos exclusivos, como por exemplo, a Pixar Animation Studios (que produz filmes para o público infanto-juvenil, eu sei que agrada toda a família, eu também gosto, mas sinto informar-lhe: Eles são pra crianças) ou a esses outros estúdios, que também trabalham apenas com um segmento específico: Brazzers, Vivid, Combat Zone, Private e etc (que trabalham exclusivamente com… Vocês sabem vai?!).

WTF

WTF?!?!

Antes de terminar este artigo gostaria de deixar claro alguns pontos:

Primeiro que ele não foi uma defesa a DC Comics, a Warner, Fox ou a Sony. Foi apenas um exercício de simples raciocínio.

Segundo, a Disney é a “pica-grossa-das-estrelas-do-cassete” por ter tido a melhor ideia nerd que alguém poderia ter: Criar uma editora de quadrinhos no cinema!

Terceiro, não estou do lado de uma ou outra editora de quadrinhos, pois não trato quadrinhos como futebol (mas isso é assunto para um próximo artigo).

Quarto, último e mais importante: Não recebi um puto, um tostão, um mísero real pra escrever esse artigo… Mas gostaria de tê-lo recebido (e estou aberto a propostas de artigos pagos)!

Hadouken!!

Anúncios

Pipoca aí, pode escrever!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s