Criticas e Comentários: “Vingadores: Era de Ultron” – Ou como esse texto ficou gigante… Parte 1

Queridos Popipoqueiros, demorei mais do que esperava para terminar esse texto, nesse meio tempo acabei assistindo duas vezes o filme, o que foi muito bom, claro. Primeiro eu simplesmente ia escrever alguns comentários e críticas sobre o filme, mas achei melhor aprofundar um pouco mais e acabei por entrar numa onda de previsões, talvez malucas, do que pode acontecer nos próximos filmes da Marvel, tudo por conta de acontecimentos de Vingadores: Era de Ultron.

Como acabei escrevendo muito, resolvi dividir isso aqui em 3 partes, 2 voltadas para o filme em questão e a última tentando fazer algumas previsões de para onde vão os filmes da Marvel na Fase 3.

Pois bem, antes de mais nada, quero deixar bem claro que são apenas opiniões minhas, o que claro, podem ser rebatidas e até contrariadas. Tudo que escrevi tem um pouco de paixão por esse mundo maluco que são as histórias em quadrinhos, e como escrevi mais abaixo, a sensação que tenho em ver esses filmes, as vezes, me parecem realmente “quadrinhos em movimento” (o que talvez seja…rsrs).

Então como dizia o narrador do programa Rá-Tim-Bum: “Senta que lá vem a história!!!” (é, tô velho…)

maxresdefault

SPOILERS DAQUI PARA FRENTE

(Vá por sua conta e risco, se ainda não assistiu ao filme recomendo que pare e volte depois, ou continue e tome spoilers, sua escolha)

4437523-who-do-you-think-will-die-in-avengers-age-of-ultron_0

O filme é bem divertido, passando por ótimas cenas de ação, o que aliás me fez ver por vários momentos muitas cenas dos quadrinho ali na tela, digo isso porque parecia que eu via as HQs tomarem vida, a cena inicial do filme, com toda a ação mostrada, com os Vingadores agora atuando como um equipe de verdade é bem legal. Você nota que eles estão atuando juntos já faz algum tempo, e com isso devem ter feito treinamento juntos, vemos eles se ajudando, como o Thor batendo no escudo do Capitão para criar uma onda de choque que derruba e destrói vários inimigos (chega desse papo de que o Capitão devia ter ficado surdo ou que o impacto não ia dar em nada já que o escudo é de Vibranium, esse papinho todo é coisa de nerd chato que reclama de tudo).

Algumas coisas nesse início de filme nos mostram muito do vai vir pela frente, aqui dois novos personagens que terão grande importância para a trama toda do filme são apresentados, Pietro e Wanda Maximoff

pietro-e-wanda

(Mercúrio e Feiticeira Escarlates, respectivamente, mesmo que esses nomes não sejam mencionados, no máximo o Stark chega a chamar a Wanda de “bruxa” ou mesmo “Feiticeira”).

É aqui também que vemos a primeira demonstração de poder de Wanda, onde ela manipula a mente de Stark, fazendo com que ele veja uma espécie de “futuro apocalíptico” onde todos os Vingadores estão ou mortos ou completamente derrotados, e o Capitão diz que a culpa foi dele.

Esse momento é importante primeiro porque isso irá mexer muito com a cabeça de Tony e segundo porque é aqui que aparece a logo do filme e ele enfim começa (tá, essa parte não é tão importante, mas no cinema foi legal de ver…rsrs).

4173729-avengers-age-of-ultron-logo-credit-couchjockeyz-com

Por mais que os trailers dos filme nos mostrava que essa seria uma história mais pesada, que muita coisa ruim ia acontecer e que provavelmente veríamos o início da Guerra Civil, nada disso acontece, bom, não completamente.

A parte sombria fica mesmo pelo vilão. Ultron é uma forma de inteligência artificial que Tony Stark descobre examinando a joia do cetro de Loki que eles recuperam do esconderijo que estavam atacando no começo do filme, lá além de Stark encontrar o cetro, ele encontra vários objetos alienígenas que pertenciam aos Chitauri, inclusive uma carcaça de um gigante Leviatam que atacaram NY no primeiro filme.

Isso é importante mencionar pois é ali que Ultron vai para enfim começar com seu plano.

Ultron-2

A motivação de Ultron é simples, sua programação inicial era de ajudar e salvar a humanidade, mas ele acaba que por concluir que o problema é justamente a humanidade, que assim com Noé, a Terra passaria por uma nova extinção para que pudesse evoluir. Isso é interessante pois um dos propósitos dele é justamente evoluir, É legal ver essa “busca” pela perfeição, o que faz com ele resolva criar um corpo novo para ele e para isso ele usa um equipamento criado pela Dra Cho, anteriormente apresentada ajudando a curar o Gavião Arqueiro, e como base para o novo corpo ele resolve usar um material chamado Vibranium, o mesmo usado para a criação do escudo do Capitão América.

3990680-9220115834-41205

No primeiro filme do Capitão, Howard Stark, pai do Tony, explica isso antes de entregar o escudo a Steve…

Aqui é interessante falar sobre Wakanda. Nos quadrinhos sabemos que Wakanda fica na África e é justamente onde se encontra toda a reserva de Vibranium do mundo é a terra do personagem Pantera Negra, no filme aparece um personagem interpretado pelo Gollum… digo… Andy Serkis que se chama Ulysses Klaw, que nos quadrinhos é um dos vilões do Pantera o que provavelmente vai vir a se tornar no filme solo do herói, seu nome é Garra Sônica (Garra, Klaw, Claw, pego, pego???) e que aqui no filme ele rouba uma grande quantidade de Vibranium e com isso Ultron vai atrás dele para pegar esse material para ele.

856nfSB

Tem uma frase do Ultron que não posso deixar de comentar, aqui ele fala como os humanos são tão ingênuos, pois descobrem o material mais poderoso da Terra e usam ele para fazer um “frisbee”, uma alusão ao escudo do Capitão, claro.

Uma coisa mais interessante ainda nesse momento, é que aqui notamos toda a raiva que Ultron nutre por Stark, raiva essa até bem parecida com o que acontece nos quadrinhos. Para quem não sabe, nas HQs o Ultron foi criado pelo Hank Pym, ou Homem Formiga (que vai ganhar um filme ainda esse ano), ou Gigante, ou Jaqueta Amarela, ou sei lá mais o que, e lá ele tem o mesmo sentimento pelo seu criador, muitas vezes chamando ele de “pai”, mas essa raiva é mais um conflito entre criador e criatura, acho muito interessante usarem isso no filme, até porque, muitas críticas que vi e li por ai, foram com base na interpretação que o ator James Spader fez com o Ultron, como ele sendo meio bobo, meio criança, mas é ai que acho q essas pessoas se enganam, o interessante dele é o fato dele ser completamente maluco. Por mais que ele queira exterminar a raça humana, você acaba meio que por entender os motivos dele e até ver que tem um certo sentido nisso, por mais que seja uma atitude completamente radical, acho o personagem bem interessante e não essa galhofa que ficam falando.

Só por curiosidade, ainda falando do Ultron, a primeira versão em que ele aparece, usando o corpo mais detonado de um dos robôs da Legião de Ferro que Stark criou para auxiliar os Vingadores, tem como sua numeração o 5, uma clara alusão ao Ultron 5 dos quadrinhos.

AVENGERS-2-AGE-OF-ULTRON-Official-Extended-Trailer-2-d

Inda agora para os personagens heróis do filme, aqui vemos algumas mudanças boas. Vamos um por um.

Tony Stark, o Homem de Ferro (ah vá…) ainda continua meio paranoico depois do que aconteceu em NY no primeiro Vingadores. Catalisado pelo momento em que a Wanda mexe com sua cabeça, acaba por criar o Ultron junto com Bruce Banner (a contragosto, pois não acha certo esconderem isso do resto do grupo), toda sua personalidade egocêntrica, megalomaníaca vai parar no próprio Ultron, o pior que ele queria criar algo que ajuda-se a proteger a Terra, mas no final da tudo errado. Num dos diálogos entre ele e o Capitão, vemos a primeira grande demonstração de diferença de pensamento entre os dois, o que de uma certa forma, serve para mostrar que os dois, por mais que atuem pelo bem, tem pensamentos e atitudes diferentes. Stark chega a comentar que o Ultron seria a salvação para a humanidade, que com ele, se tivesse tudo saído bem, os outros heróis não precisariam mais se arriscar e como disse, afinal o que importa e salvar o dia e voltar para casa no final, mas o Capitão ainda nutre aquele sentimento da Guerra, que os fins não justificam os meios, que sempre terá uma nova batalha pela frente e que ele sempre vai estar ali disposto a se arriscar pelos outros.

screenshot-2015-01-25-15-43-38-avengers-2-age-of-ultron-ultron-s-army-to-be-designed-by-tony-stark-png-285253

Indo para o Capitão, aqui não vi ele muito como um líder de equipe que achei que veria, diferente do primeiro Vingadores, que no momento que o bicho pega, ele comanda o grupo de verdade, aqui vi ele como um soldado (o que é mínimo que eu esperava) que ao ser colocado na missão, vai fazer o possível para terminar com ela, não que isso seja ruim, pelo contrario, ver o Capitão em ação agora está muito melhor que no primeiro filme. Talvez o melhor momento dele no filme, e sim eu sei que as cenas de ação com ele estão muito boas, a luta entre ele e Ultron é bem legal, mas achei que o únicio momento em que vi ele mais como um líder é quando o plano final do Ultron tá em andamento, quando ele usa o Vibranium para erguer uma cidade e com isso criar uma explosão sabe lá como (não sou cientista, to nem ai, foi legal assim mesmo) o Capitão prioriza o salvamento das pessoas, mesmo que isso custe sua vida ate mesmo a Viúva Negra comenta que eles estão arriscando salvar alguns a troco de milhões, mas ele ainda se mantem em sua postura.

UI2Dl3j

A Viúva foi explorada de forma que não esperava, tirando o que todo mundo já tinha visto, ela sentando a porrada em geral, aqui vemos um lado, talvez humano dela. O “romance” que ela tenta com Banner, que achei um pouco estranho, mas parece que ela faz isso justamente para tentar tirar todo o peso do passado das costas dela e tentar ser “normal”, ainda assim acho que iria fluir mais com o Capitão, afinal rolou um certo clima entre eles no Capitão América 2. Mas acho que pelo fato dela ser a responsável pela “destransformação” do Hulk em Bruce Banner, esse romance tenha sido colocado ali para mostrar uma certa aproximação entre os dois.

mZgszRr

O passado dela é mostrado no filme, pelo menos uma parte de seu treinamento na Mãe Rússia (adoro esse termo…rsrs) é intenso e bem cruel, descobrimos que eles fizeram uma cirurgia com ela e agora não pode mais engravidar, o que na história ela diz ser importante, pois a missão vem primeiro. Bem cruel.

Fim da Parte 1.

Continua…

Go Web, Go!!!

Anúncios

Pipoca aí, pode escrever!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s